27/10/2011

VEM AÍ A MARATONA DO PORTO

A escrita como forma de comunicação, deve obrigatoriamente apresentar conceitos novos ou transmitir informação a quem lê. Se tiver em conta que me dirijo aos colegas de equipa, que me perdoem, mas não será o caso, dado que para a sua experiência, todos os conselhos são sobejamente conhecidos. Vamos considerar que se trata de um exercício de auto preparação mental.
No próximo dia 6 de Novembro, um grupo de “Leões” estará na meta de partida daquela que é considerada a prova rainha do atletismo. Uns ansiosos de corresponder às expectativas dos treinos, com tempos dignos, outros (como eu) desejosos de conseguir terminar de forma dignificante para o seu ego.
Para recordar e interiorizar, aqui vão alguns conselhos:
- Primeiro considerar a corrida como uma festa, de forma descontraída e considerando uma felicidade ser membro efectivo de um grupo de pessoas que são capazes de algo que muitos invejam e que promove uma forma de viver saudável.
- Segundo ter confiança em si próprio. Quanto mais confiante, mais descontraído, não permitindo que a pressão e os nervos interfiram na escolha do ritmo certo.
- Nunca fazer novas experiências, quer introduzindo novos factores no seu esquema de habitual de corrida, quer usando novos equipamentos, sobretudo sapatilhas. A prova deve ser entendida com um dia em que se vai desenvolver um esforço a 100% e tudo aquilo que irá ser feito já deve ter sido testado anteriormente.
- Não devem alterar os seus hábitos alimentares.
- Devem ter presente a necessidade de ingerir nutrientes ricos e hidratos de carbono na alimentação, 3 dias antes da prova.
- O simples uso de vaselina, aplicado nas virilhas, axilas, mamilo e dedos dos pés, pode evitar contratempos de irritações cutâneas.
- Talvez o mais importante é a água. Absolutamente indispensável para que o organismo se mantenha perfeitamente hidratado. Cada período de 15 minutos de corrida exige o consumo de 0,25 litros e perder a oportunidade de beber nos postos de abastecimento (só para ganhar alguns segundos), pode sair caro.
A todos os colegas, que como eu, vê na corrida uma via ideal para manter a boa forma física, que o fazemos por prazer e quase devoção (isto de medalhas só as de presença), os meus votos de BOA CORRIDA.

M.M.