22/10/2011

A Palavra É Vossa...

Há coisas do… alho

Nós, aqueles que sentem alegria e prazer a correr, criamos amizades e praticamos um saudável desporto ao ar livre, também temos os nossos segredos. Na nossa faixa etária, enquanto uns praticam o desporto do sofá e acrescentam gradualmente alguns centímetros à sua volumetria abdominal, nós para além dos treinos, tempos, distancias, lesões, etc…, também falamos de nutrição, vitaminas, proteínas e mais coisas acabadas em “inas”, com o objectivo de poder aumentar ou pelo menos manter as nossas performances. É que nisto de aumentar a numeração romana do nosso escalão de veteranos, podemos manter o espírito mas não podemos lutar contra a natureza (leia-se envelhecimento do corpo). Tudo a propósito de uma confidência de um companheiro de pelotão, colega de equipa, amigo do peito e carcaça velha como eu - “como um dente de alho, ao pequeno-almoço, todos os dias”. Fiz uma breve consulta na Net e entre os muitos textos, quase todos dizendo o mesmo, transcrevo para quem quiser considerar:

O alho apresenta propriedades bactericidas, preventivo de doenças cardiovasculares é óptimo contra a hipertensão, seus efeitos são potencializados quando o alho é triturado ou cortado. Pelo seu efeito bactericida extermina bactérias malignas do intestino, combate o câncer gastrointestinal por impedir o crescimento das células cancerígenas.
Fortalece o sistema imunológico como um todo, aumentando a resistência orgânica a infecções, fluidifica e desodoriza as secreções no caso de bronquite, tuberculose, diminui a tosse, provoca a expectoração. Pode ser utilizado também em ferimentos e cortes de prego enferrujado, espinhos, espetos de madeira e cacos de vidro, mordedura de bichos venenosos, promove a desintoxicação do sangue.
O uso regular do alho aumenta a longevidade reduz os riscos de enfarte, reduz o colesterol LDL (ruim), aumenta o colesterol HDL (bom) combate bactérias e vírus, previne a aterosclerose, o câncer. Activa o funcionamento do fígado, cura hemorróidas e varizes, elimina prisão de ventre, combate o ácido úrico, aliviando dores musculares e articulares como reumatismo, gota e ciática.
Elimina o cansaço, melhora visão, é indicado contra dores de cabeça, insónias e nevralgias, elimina vermes como: lombrigas e ténia, auxilia no emagrecimento, bom para os rins e bexiga eczemas e herpes, alivia o diabetes l e proporciona uma qualidade de vida mais saudável como um todo.”

Já agora, o alho deve ser consumido cru, pois após ser aquecido ou transformado, perde ou transforma as suas propriedades benéficas.
Depois de ler isto estão à espera de quê… Bom apetite.

Por M.M.