07/08/2012

TRAIL NOCTURNO SOALHÃES















ULTRA TRAIL SERRA FREITA 2012


SERRA DA FREITA 2012



Provavelmente muitos daqueles que vão visitar este Blog regularmente ou talvez não, devem  ter achado estranho  ainda  não existirem  qualquer tipo de comentário ou fotos, sobre a prova ULTRA SERRA DA FREITA 2012.

Estas considerações e opiniões que irei passar para a escrita só á minha pessoa responsabilizam , transmitindo apenas a minha opinião como pessoa que gosta da montanha, da corrida  e do ambiente em torno destes eventos. A demora para só agora  tocar neste tema, deve-se á necessidade de fazer uma pausa, analisar tudo o que aconteceu, ouvir opiniões, sugestões, criticas e tudo um mais de factores em  torno de uma prova deste tipo.

Para quem já teve o privilégio  como eu, de correr a Freita nas duas versões ( corrida e ultra ) e ter a sensação de chegar ao fim, consegue ter uma noção da particularidade desta prova. Primeiro factor a ter em conta na minha opinião, passa por todo aquele que se candidata a participar numa prova deste tipo, nunca deve pensar que irá para um “ piquenique” de mochila ás costas e que tudo são facilidades, não… não é assim e nem deve ser encarado desta forma….mas muitos pensam e encaram precisamente assim. A serra deve ser respeitada pelo atleta, quando ela diz para caminhar, deve-se caminhar, quando alerta para parar, deve-se parar, devemos saber ouvir o vento, os sons, em suma a natureza.

Todas as serras têm as suas particularidades, mas esta ainda consegue elevar o nível mais além. Ter o bom senso de desistir no momento certo e entenda-se este desistir não no sentido depreciativo do termo, mas sim como uma atitude responsável e sensata, pode muitas das vezes fazer a diferença para um sem numero de problemas que podem surgir. Continuar a correr, insistir, ultrapassar o limite que cada um de nós deve saber impor a si próprio, na minha opinião, não é ser herói,  rambo , militar , extraterrestre e tudo o mais…tudo isto será apenas insensatez.

Coragem ( muita ) sacrifício ( muito) força de vontade…espírito aventura…preparação física e mental ( quantidades colossais ) tudo isto deve ter aquele que está  na linha de meta de todas as provas de montanha, mas para esta em particular  tudo isto deve ser a dobrar, mas pergunto…. numa mochila para um piquenique cave lá isto tudo?????  A resposta a esta pergunta com certeza que a montanha mais quilómetro menos quilómetro vai dar a resposta E DE QUE MANEIRA.

Existe sempre a tendência para culpabilizar terceiros quando as coisas não nos correm pelo melhor, eu próprio como atleta já o fiz muitas vezes e concerteza que irei  no futuro voltar a fazê-lo ( cabeça quente ), mas hoje tenho uma visão  um pouco diferente de toda esta problemática, organizar e participar não são bem a mesma coisa, mas ambas devem ter um objectivo comum, proporcionar diversão, satisfação ao atleta e que ele volte para a próxima aventura.

Nem tudo correu pelo melhor nesta edição 2012, criticas algumas…..sugestões muitas….

Parabéns……muitos e muitos……… houve de tudo um pouco.

Mas o que também houve  foi uma dedicação enorme de toda uma  organização para com todos sem excepção.

Vontade de fazer melhor…..ENORME

Edição 2013…………..da minha parte andarei por aí…………..

A Freita não pode nem deve parar, se puder, e deixarem lá estarei a dar “ corda “ ás sapatinhas ou a dar uma garrafa de água num qualquer abastecimento a estes bravos da montanha…mas esses bravos  que estejam conscientes que vão para uma dura batalha……….e se possível para vencer.

Até lá



MANUEL FLORIANO DA SILVA ARANTES