29/11/2011

O ESPÍRITO DO ATLETA ULTRAMAN

Todos nós que de uma forma ou outra estamos ligados á prática desportiva, temos sempre em mente conseguir em cada etapa, os melhores resultados possíveis. A conquista de menos minutos ou segundos que sejam, são celebrados com enorme alegria e satisfação. Não tendo na sua grande maioria como finalidade o factor competitivo levado ao extremo, sabe sempre bem cada um de nós se superar a si próprio e pensar que se pode ir sempre um pouco mais além.
Ter a capacidade de sacrifício e a lucidez, para que a dado momento se possa dizer “ basta “ são em muitos desportos e nomeadamente na corrida de distâncias longas, factores que cada atleta deve ter em consideração. Terminar uma maratona, uma ultramaratona, ou uma simples corrida de mais ou menos duração, deve sempre ter em atenção aquilo que o nosso corpo “ diz “ em determinado momento. Podemos efectuar a melhor preparação, socorrermo-nos da melhor matemática, fazer as melhores previsões, mas se “ naquele dia “ o corpo diz que não, aí entra a equação acima referida, ou seja a lucidez e o bom senso para dizer basta.
Esta pequena reflexão bem a propósito da chamada “ ULTRAMAN “ ou seja a corrida mais dura do mundo. Ultraman tem nome de peso e se repararem não é difícil perceber a razão:
Nadar dez quilómetros em menos de seis horas, pedalar cerca de cento e quarenta e quatro quilómetros em menos de doze horas (primeiro dia) continuar a pedalar no segundo dia mais duzentos e setenta e cinco e por fim no terceiro dia, efectuar duas maratonas, não é na realidade para qualquer um, é sem dúvida aquilo que normalmente se diz “ o Ultraman não é para quem quer é para quem pode “.
Muitos de nós quando vamos na prática do nosso desporto favorito, ou seja a corrida, somos confrontados com algumas frases menos simpáticas dos “ desportistas “ passivos e esta denominação é bastante lisonjeira, ou seja aqueles que vão junto ao passeio e não têm a mínima noção daquilo que alguns de nós vai a passar nesse momento, mas aí deve entrar o nosso espírito de luta, perseverança e vontade de continuar. Todos aqueles que calçam as sapatilhas e vestem o fato de treino e durante maior ou menor tempo, com esforço, maior ou menor capacidade atingem os seus objectivos pessoais têm dentro de si um pouco do espírito e coragem do atleta do ULTRAMAN, por isso caros companheiros vamos continuar a dar “ corda “ às nossas sapatilhas, porque como já dizia o poeta “ O CAMINHO FAZ-SE CAMINHANDO “ embora no nosso caso seja CORRENDO……………………

MF
  • Próximo ULTRAMAN será realizado no País de Gales em Setembro 2012





28/11/2011

VALONGO TREINO.... AINDA TEMOS ESTAS...............



TREINO - CONVÍVIO SERRA VALONGO UMA MANHÃ BEM PASSADA











ORTOPEDIA

A Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, elementos relacionados ao aparelho locomotor.
A Traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético.
O atletismo é um conjunto de desportos constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com excepção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.
Em 1896 iniciaram-se em Atenas os Jogos Olímpicos, uma modificação restaurada dos antigos jogos que os gregos celebravam em Olímpia. Mais tarde os jogos celebraram-se em vários países com intervalos de quatro anos, excepto em tempo de guerra. Em 1912 fundou-se a Associação Internacional de Federações de Atletismo. Com sede central de Londres, a associação é o organismo reitor das competições de atletismo a escala internacional, estabelecendo as regras e dando oficialidade às melhores marcas mundiais obtidas pelos atletas.
O atletismo surgiu nos Jogos Antigos da Grécia. Desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais como caminhar, correr, saltar e arremessar.
As corridas são, em certo sentido, as formas de expressão atlética mais pura que o homem já desenvolveu. Embora exista algo de estratégia e uma técnica implícita, a corrida é uma prática que envolve basicamente o bom condicionamento físico do atleta.
As corridas dividem-se em curta distância ou velocidade (tiro rápido), que nas competições oficiais vão de 100, 200 e os 400
metros inclusive; média distância ou de meio fundo (800 metros e 1 500 metros); e longa distância ou de fundo (3 000 metros ou mais, chegando até às ultra maratonas de 100 quilómetros). Podem ser divididas também de acordo com a existência ou não de obstáculos (barreiras) colocados no percurso. Organizam-se ainda corridas de cross country ou um "corta-mato" de campo e de montanha. Em pista podemos ainda assistir a corridas de barreiras e de obstáculos.
Nas corridas de curta distância, a explosão muscular na largada é determinante no resultado obtido pelo atleta. Por isso, existe um posicionamento especial para a largada, que consiste em apoiar os pés sobre um bloco de partida (fixado na pista) e apoiar o tronco sobre as mãos encostadas no chão (posição de quatro apoios). São frequentes as falsas partidas, quando o atleta sai antes do tiro de partida, que é o sinal dado para começar a prova. Qualquer atleta que dê uma falsa partida será desclassificado. Contudo, nas provas combinadas (ex decatlo) cada atleta tem direito a uma falsa partida. Nas provas mais longas a partida não tem um papel tão decisivo, e os atletas saem para a corrida em uma posição mais natural, em pé, sem poder colocar as mãos no chão.
Maratona.
A maratona é uma corrida de longa distância ou de fundo, realizada parcialmente ou totalmente fora do estádio, ou seja em estrada. A distância que, segundo a lenda, teria percorrido um soldado grego, Filípides, para anunciar que os helenos haviam vencido uma batalha contra os persas era superior a 35 km. O trecho teria sido entre a planície de Maratona (o local da batalha) at A maratona é uma prova que envolve grande resistência física, sendo seu percurso estabelecido em 42 quilómetros e 195 metros (aceite tolerância por excesso de + 42 metros).

13/11/2011

MARATONA PORTO 2011


MARATONA PORTO 2011





















JANTAR NATAL 2011


JANTAR DE NATAL 2011
GRUPO DESPORTIVO lEÕES DO VENEZA
17/12/2011
20 HORAS
RESTAURANTE CANGALHAS
Rua Conde S. Salvador, 55
 Matosinhos 






MENU
ENTRADAS:
Pão, manteigas, patés, queijo queru, rissóis de carne, camarão, bolinhos de Bacalhau, caprichos do mar, croquetes.
PRATOS:
Lombinhos de Pescada com molho de Marisco.
Lombinhos de Vitela com champignom.
BEBIDAS Á DESCRIÇÃO ATÉ Á SOBREMESA
Vinho Branco de pressão,Vinho Tinto da Casa, Sumo, Água, Sangria
SOBREMESAS:
Natas do Céu,Leite Creme, Mousse de Chocolate,Bolo de Bolacha, Pudim.
Café, Descafinado
BOM APETITE

SÓCIOS E AMIGOS DO CLUBE QUE QUEIRAM PARTICIPAR CONTACTAR FLORIANO 931738462

07/11/2011

FOI ASSIM A MARATONA PORTO 2011…

Apesar da manhã se apresentar algo fria, não havia previsão de chuva, e o vento seria aceitável para uma prova deste tipo. A boa disposição reinava no grupo, o que fazia esquecer algum nervosismo e apreensão em todos nós, mas essencialmente naqueles, que nos últimos tempos de preparação se viram confrontados com algumas lesões de última hora.
Nesta edição de 2011 o clube esteve oficialmente representado com cerca de 12 atletas, todos eles com vontade de dar o seu melhor e representar condignamente o clube.
O tiro de partida soou e as sapatilhas começaram a sua árdua tarefa. Com andamentos diferentes e como é normal, foram criados pequenos grupos, o encontro com colegas e amigos durante a prova proporciona momentos de satisfação para todos. Os incentivos são sempre bem-vindos e nos primeiros quilómetros a boa disposição continua. Com o passar do tempo (km) a coisa fica mais séria e a poupança de energia começa a ser uma preocupação evidente. Tendo alguns de nós objectivos pessoais traçados desde o início, o olhar para os tempos de passagem e ritmo imposto, começa cada vez mais a ser uma preocupação. Sendo a maratona uma prova em que é necessário a gestão de uma série de factores, sendo eles físicos e psicológicos, o maratonista deve saber “ ler “ e “ escutar “ o seu corpo. Momentos de euforia e desânimo são vividos durante a prova, mas existe sempre alguém ao lado para resfriar ou incentivar o companheiro de corrida.
A preciosa meta dos 35km é sem dúvida um ponto de viragem para tudo o que foi percorrido anteriormente. Nesta fase as pernas começam a “ doer “ e o desânimo pode surgir de forma irremediável, é importante para todos ter alguém por perto a dar aquela palavra de ânimo, pois aqui temos que ir buscar muitas das vezes força física e psicológica onde ás vezes já não existe. O maratonista é por definição um corredor solitário, mas sabe muito bem ter alguém por perto nestas alturas.
A meta por fim surge cada vez mais perto, o sentimento de abandono começa a perder terreno e a vontade de terminar eleva-se sobre todas as dificuldades, mais uma vez a tarefa foi cumprida e o sentimento de alegria e cansaço misturam-se de uma forma que só o maratonista consegue sentir.
Todos estes sentimentos foram novamente sentidos por todos os atletas do GRUPO DESPORTIVO LEÕES DO VENEZA, não existiram desistências e com maior ou menor dificuldade todos eles cortaram a linha de chegada, muitos melhoram os seus tempos pessoais, outros apesar das lesões de última hora conseguiram chegar ao fim, facto que deve ser realçado ainda de forma mais positiva, mas todos eles podem-se orgulhar e dizer….. EU CONSEGUI…………..
MF


Eu estive lá

Porto – 6 de Novembro 2011 – 8ª Maratona do Porto. A manhã estava fria e quase sem vento, sob um sol pálido e morno de Outono, quase ideal para a prática. O elevado som debitado por potentes colunas, o colorido e o movimento davam um ar de festa. Existia no ar alguma tensão e ansiedade. Os momentos antes da partida são mágicos. Vêem-se rostos alegres e confiantes, outros tensos e receosos, outros assim assim e todos sem excepção orgulhosos por se sentirem especiais. O tiro de partida é como uma injecção de adrenalina que liberta os problemas, ansiedades, medos e outras complicações. Vai-se até onde as pernas aguentam. Faz-se conta aos minutos, a paisagem é o chão que se pisa, o objectivo é comum. É como entrar num túnel, cuja luz se encontra a 42,195 Km de distância. A princípio a conversa é animada, depois as frases entrecortadas e por fim apenas o som compassado dos pés no chão e a respiração ofegante. As condições físicas obrigavam-me a todas as cautelas, comecei e mantive um ritmo lento e certo, sofri, mas movido pelo ideal de muitas outras centenas de participantes, cheguei à meta. Foi um dia lindo e eu estive lá.

M.M.

04/11/2011

CONFECÇÃO DE ALIMENTOS

Nos dias de hoje é possível cozinhar de modo saudável, sem acrescentar qualquer gordura aos alimentos, se a utilizar deve-se dar preferência ao azeite.A culinária saudável caracteriza-se por evitar que as gorduras atinjam temperaturas elevadas mantendo, assim as características organolépticas (conjunto de propriedades sensoriais, gosto, cheiro, consistência, cor, etc.), de modo a atingir um prato saboroso e apetecível e equilibrado.
A culinária transforma produtos in natura pouco aproveitáveis em alimentos fáceis de digerir e serve também para melhorar o paladar, a digestibilidade, e a segurança dos alimentos.
As modificações nutritivas com a confecção dos alimentos dependem, entre outros factores, do tipo de alimentos, do volume e tipo de líquidos utilizados, da duração e temperatura do aquecimento, do tamanho das porções de alimentos, do método culinário , dos utensílios ainda da estabilidade dos diferentes nutrientes.
Os métodos culinários tais como: branquear, escalfar, estufar/guisar, cozer, cozer a vapor, cozer a pressão implicam temperaturas mais suaves e maior tempo de confecção, mas também uma forte transferência de massa para o molho, que se torna muito importante ingerir e se à água forem adicionados produtos aromatizantes ( ervas, especiarias, vinho) o resultado será nutritivo e muito saboroso, com a vantagem adicional de permitir reduzir muito o sal.
Nenhum destes métodos implica no entanto a adição de qualquer gordura, eliminando o tradicional refogado ou estrugido, pois basta aquecer uma carne ou peixe para que a sua própria gordura liquidifique e passe para o molho.
Assim, um estufado/guisado implica uma pequena quantidade de líquido (água, vinho, marinada, leite…) que é aquecido abaixo do ponto de ebulição, onde são acrescentados legumes, ervas e temperos que dão ao molho muito sabor e que nos levam a aproveitá-lo. Assim, conseguimos ingerir várias vitaminas e minerais que por arrasto saem dos alimentos e passam para o líquido.
O cozido a vapor consiste em suspender os alimentos numa rede ( ou num recipiente com orifícios) sobre água a ferver diminui as perdas de nutrientes para a água de confecção, pois os alimentos não estão em contacto com ela, ao abrigo do ar, preservam-se os constituintes, gostos e texturas dos alimentos e o cozer a vapor com pressão leva-as ao mínimo, pois com o aumento da pressão, aumenta a temperatura (o que faria aumentar as perdas nutritivas) mas diminui grandemente o tempo de confecção (o que faz com que no total as perdas sejam menores).
Cozinhar com microondas assemelha-se à cozedura em vapor, do ponto vista nutricional, as perdas de minerais, vitaminas B1, B2 e C são menores quando comparadas com a confecção em panela normal pois exige menos água e leva menos tempo.
Assar, saltear, grelhar levam a temperaturas muito elevadas e portanto a maiores perdas nutritivas. Modos saborosos e saudáveis de assar incluem a marinagem prévia das peças ( em vinhos, ervas aromáticas, especiarias…), os alimentos vão a assar em parte da marinada e o restante será acrescentado ao longo da confecção. No caso dos alimentos mais gordos ( frango e pato) deve proceder-se de modo a que a gordura escorra e não seja aproveitada, obtendo-se um cozinhado mais magro .
Os grelhados podem contribuir para uma menor ingestão de gordura não só porque é um método que não exige a sua adição como também permite que a gordura de constituição seja libertada do alimento. As partes carbonizadas devem ser rejeitadas.
Nas jardineiras e caldeiradas os alimentos são cozidos numa calda cuja base é água mas à qual se adiciona um pouco de gordura (azeite) e onde os ingredientes são introduzidos no início da confecção. Não se atinge temperaturas demasiado altas preservando assim as vitaminas e evita a degradação das gorduras.
Os fritos devem ser evitados, se forem utilizados deve-se retirar o excesso de água dos alimentos antes de fritar, o que diminui o tempo de fritura e, em consequência, a quantidade de gordura retida pelo alimento, fritar à temperatura adequada, os alimentos a fritar não devem ser demasiado finos, não reutilizar demasiadas vezes o banho de fritura.
A UTILIZAÇÃO DAS GORDURAS E ÓLEOS DEVE FAZER-SE DE ACORDO COM A SUA COMPOSIÇÃO EM ÁCIDOS GORDOS, POIS ESTA VAI INFLUENCIAR A MAIOR OU MENOR RESISTÊNCIA AO CALOR.
As sopas são imprescindíveis numa alimentação saudável, o consumo de sopa apresenta vários benefícios: esvaziamento gástrico e estímulo enzimático precoce, estímulo da produção e concentração de sais biliares, aumento da produção de enzimas digestivas, redução da colesterolemia, evita hiperglicemias.

GORDURAS O QUE PENSAR DELAS.....

Gorduras devem ser utilizadas com moderação porque contribuem para o aumento de peso e para o aumento das gorduras do sangue (colesterol e triglicérides), agravando o risco de aterosclerose e doenças do coração. É bom esclarecer que nem todas as gorduras são igualmente perigosas. As mais prejudiciais são as de origem animal: carnes gordurosas, gema de ovo, banha de porco, toucinho, bacon, manteiga, creme de leite, maionese, ricas em colesterol ou nas chamadas gorduras saturadas, que aumentam a produção do colesterol em nosso organismo. As gorduras vegetais, como os óleos de milho, girassol, arroz e soja não contêm colesterol. Além disso, essas gorduras são insaturadas, o que contribui para evitar a aterosclerose. O azeite de oliva, óleo de canola e as gorduras dos peixes, por sua vez, ricos nos chamados ácidos graxos ômega 3 até ajudam a diminuir o colesterol total. 

HIDRATOS DE CARBONO

Os hidratos de carbono, também designados por glícidos, glúcidos ou açúcares, são essencialmente fornecedores energéticos, tendo um valor calórico semelhante ao das proteínas - 4 calorias por grama. Além destes dois nutrientes, apenas as gorduras fornecem energia mas com um valor calórico muito superior - 9 calorias por grama. Vitaminas, minerais e água, ao contrário do que por vezes se pensa, não dão calorias nem energia ao organismo.
Alimentos como o pão, sobretudo feito com farinhas pouco refinadas, cereais de pequeno-almoço ou bolachas sem ou com pouco açúcar, massas, arroz, batatas, leguminosas, etc. são fornecedores de hidratos de carbono complexos e devem fazer parte da alimentação de qualquer pessoa, em qualquer idade. É errado que se retirem da dieta, mesmo das de emagrecimento.
Num plano alimentar de 2100 calorias (corresponde à dieta de manutenção para um adulto de cerca de 60 kg), o número de porções de hidratos de carbono que deve ser ingerido por dia, será, no mínimo, de 13, em que se incluem também os hidratos de carbono do leite, frutas e hortícolas.